domingo, 9 de novembro de 2008

Zé de rocha o ar puro de cruz das almas para o mundo






RISCO é uma série de desenhos executados com a técnica de carvão sobre papel, representando automóveis destruídos em acidentes. Foram usadas, como referências, fotografias de autoria do próprio artista, realizadas através de diversas visitas a postos de fiscalização rodoviária, oficinas mecânicas e em flagrantes obtidos nas estradas e ruas das cidades. A técnica do carvão permitiu gestualidade na feitura de traços, manchas e texturas que resultaram no efeito expressivo dos desenhos, sendo poupados os detalhes. Vistos de perto, são apenas um amontoado de rabiscos e garatujas; a certa distância mantém-se o aspecto geral dos objetos representados. Retorcidos e destroçados, esses automóveis são sobras, restos que ao serem avistados na beira de uma estrada, despertam uma estranha curiosidade. Quem estava ali? Como aconteceu o acidente? Quantas histórias envolvidas? Talvez esse fascínio aflore apenas porque esses objetos, agora inúteis, transformaram-se em índices da iminência da morte.
Zé de rocha

o meu comentário postado no
http://www.zederocha.blogspot.com/

risco sempre anda junto com a morte, senão não é risco e sim uma fraude.
e seus desenho nos remete não a morte em si mas a possibilidade da vida e categorigamente nos dar a condição da escolha.
correr o risco,
ou não viver.
viva a morte, uma vez que somente ela nos permite ter aquela sensação de que a vida é uma dadiva e que devemos viver em plenitude.
mas tambem o risco é elitista, uma vez que a maioria pessoas - bois, buscam a aparencia da segurança e justamente por isso vivem o tedio da não morte.
um trabalho que o coloca assim como os outros seus trabalhos ao lado dos grandes artistas do sec 21.
quanto a bahia eu vejo um trio:
Zé de rocha
nelson magalhães filho e
cicero matos.
esses 3 artistas não fazem arte baiana. fazem arte.
são universais por que respeitam suas origens, mas buscam saltos gigantes.
não são pequenos.
ronaldo braga

Obs: Zé de rocha é um senhor musico e um genio quando se fala em composição musical para cinema, eu o conheci por intermedio de um outro gigante das artes plasticas, nelson magalhães filho, e o conheci pela musica no filme matadouro direção e roteiro de nelson.
terrestre ouça a musica sonho, e toda e qualquer musica dele é um sonho. uma vontade imensa de viver. um cheiro de fruta no pé para as crianças. Zé é de rocha. é só assistir aos filmes de nelson magalhães filho e verificar e viajar.

2 Responses:

anjobaldio disse...

Zé de Rocha é um artista maravilhoso. Ganhou os melhores prêmios de arte este ano. Estará na Itália com a Bienal do Recôncavo.

Luciano Fraga disse...

Braga, sou suspeito para falar de Zé, pois sou fã de toda arte que ele faz. Seu comentário, foi antes de tudo uma poesia de rara felicidade e até antecipadamente como se fizesse uma previsão, Zé foi o grande vencedor da Bienal do Recôncavo, merecidamente, quanto aos outros também são grandiosos, precisamos respirar este tipo de ar meu caro, abraço.